NOTICIAS DE BASQUETE

BLOG DO BASQUETE
www.fiorentinobasket.blogspot.com

quarta-feira, 19 de março de 2008

TESTES FÍSICOS AJUDAM COMISSÃO TÉCNICA DA SUB-15 MASCULINA


Rio de Janeiro — Nada de treino técnico e tático. No lugar da tabela, das cestas e das bolas, equipamentos eletrônicos sofisticados. O treinamento da seleção brasileira Sub-15 masculina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, foi substituído por uma bateria de testes físicos, aplicados pelo preparador físico Fábio Ganime. Com os resultados, a comissão técnica pode traçar o perfil dos jogadores, identificando os pontos fortes de cada um e o que precisam melhorar.
— Fizemos alguns testes para identificar o tipo físico, ossatura, envergadura, velocidade e impulsão dos atletas e ver quem tem o perfil ideal para o basquete. Na verdade, nos dias de hoje, não é o atleta que escolhe o esporte, é o esporte que escolhe o atleta. Os resultados apontam as características morfológicas e motoras, dando subsídio para identificar talentos e aprimorar determinados aspectos. Vamos fazer um relatório, que será entregue aos atletas e seus clubes para que possam trabalhar os detalhes necessários — explicou o preparador físico Fábio Ganime.
Para realizar os testes, a seleção brasileira contou com equipamentos de última geração.
— Realizamos o teste de velocidade com dispositivo de fotocélula para ver o tempo de deslocamento do atleta em cinco e 20 metros. Isso serve para identificar aqueles que podem puxar os contra-ataques, por exemplo. Os saltos verticais com plataforma verificam a impulsão dos atletas e nos mostram os que têm mais chances de garantir os rebotes. Utilizamos o teste do “yoyo” para verificar a resistência cardiovascular do atleta. Ele consiste em correr de um determinado ponto a outro, conforme o som emitido pelo aparelho. O intervalo entre um “bip” e outro vai diminuindo, levando o atleta a exaustão. Ainda fizemos o teste de agilidade T40 e as avaliações de antopometria e composição corporal — acrescentou Fábio.
Para o técnico Christiano Pereira, essa avaliação é um dos pontos fundamentais para o trabalho da equipe técnica.
— Esse feedback é importante para a comissão técnica na hora de selecionar os doze jogadores para defender a seleção brasileira nos campeonatos internacionais. Com os testes, temos conhecimento do que cada um pode render em quadra e como podem ser úteis ao nosso esquema tático. Às vezes ficamos com dúvida em relação a dois atletas e nessa hora, o conceito físico nos ajuda a tomar a melhor decisão — comentou Christiano.
Durante 15 dias, 43 atletas participaram, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca (RJ), da primeira fase de treinamentos para o Campeonato Sul-Americano. A competição está marcada para o mês de setembro na cidade de Guanare, na Venezuela.
ELETROBRÁS, PATROCINADORA OFICIAL DO BASQUETE BRASILEIRO

Nenhum comentário:

OBRIGADO PELA VISITA

OBRIGADO PELA VISITA
ESPERAMOS POR VC AQUI NOVAMENTE