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quinta-feira, 8 de maio de 2008

Drible levanta a torcida... e vale ponto

Liga brasileira, que terá sua próxima etapa no sábado sob viaduto no Rio de Janeiro, tem regras próprias e valoriza até caneta no adversário

No basquete de rua, caneta no rival vale um ponto

A Liga Brasileira de Basquete de Rua (Libbra) surgiu em 2003 a partir de uma noite de hip hop no Cais do Porto, no centro do Rio de Janeiro. O torneio foi ganhando força até chegar ao formato atual, em 2005, com equipes de vários estados jogando por dois meses.

O campeonato, reconhecido pela Confederação Brasileira, tem regras próprias (leia mais abaixo). Os times são formados por quatro jogadores, e a partida tem dois tempos de sete minutos e meio, com um minuto de intervalo).

A primeira etapa classificatória deste ano foi disputada no sábado passado e terá continuidade nos próximos cinco fins de semana (10, 17, 24 e 31 de maio e 7 de junho), sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nos dois sábados seguintes (14 e 21 de junho), serão jogadas as duas etapas de repescagem.

Os times classificados se reúnem em São Paulo, debaixo do Viaduto do Chá, para disputar as fases finais (em 27 e 28 de junho), em que será conhecido o campeão.

No próximo sábado, entrarão em quadra os times Só Preto, Chapinha do Rei ISS B, Cabo Frio II Ass. Desp. Drog. do Povo, Evolução Street Ball, Setor 7, Cufa Rio, Street Macaé, C-zarão, Only One, Nação Basquetebol, Bangu 1 e N.C.Basquete ball no torneio masculino, e Team 2 Mangueira Petrobras, NBR Acobbasa e Chapinha do Rei ISS no torneio feminino.

As regras do torneio
Acertar uma caneta no adversário (passar a bola entre as pernas) vale um ponto.
Existem arremessos de dois, três e quatro pontos.
A cesta convertida em uma enterrada vale dois pontos e meio.
A partida termina se uma equipe chegar a 27 pontos antes do fim tempo regulamentar (dois tempos de sete minutos e meio).
Em caso de empate no tempo regulamentar, há uma prorrogação de dois minutos, com morte súbita. A equipe que converter a primeira cesta sai vencedora. Se o empate persistir, há uma disputa de arremessos, que termina quando um time acertar e o outro errar.
Cada equipe pode permanecer com a bola por 20 segundos e deve passar da defesa para o ataque em oito segundos. Não existe limite para ficar no garrafão.
É obrigatório usar o sistema individual na defesa. Marcação por zona é punida com falta técnica.

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