NOTICIAS DE BASQUETE

BLOG DO BASQUETE
www.fiorentinobasket.blogspot.com

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

ACBB divulga tabela da Supercopa Brasil

Apesar do Campeonato Paulista masculino está próximo do final, somente agora a Associação de Clubes do Basquetebol Brasileiro (ACBB) anunciou a tabela e a fórmula de disputa da primeira Supercopa Brasil, competição alternativa organizada em conjunto com a Federação Paulista de Basketball (FPB), após a decisão dos clubes paulistas de boicotar o Nacional organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A abertura oficial da competição acontece no dia 28 de fevereiro com a partida entre Winner/Limeira e São José dos Campos, na reinauguração do Ginásio Vô Lucato. O presidente da equipe do Winner, Cássio Roque, foi escolhido para liderar também a ACBB.
O lançamento oficial da nova competição acontece nesta quinta-feira, na sede da FPB, em São Paulo. Além de Limeira e São José, mais seis agremiações estão confirmadas na disputa: Franca/Unimed, São Bernardo (agora sem a Ulbra e em provável parceria com o Corinthians), Paulistano/Dix Saúde, Pinheiros (sem Santo André), Conti/Assis, e Lupo/Araraquara.
Dois canais por assinatura transmitirão a competição, ESPN Brasil e Band Sports, que é apadrinhada por ex-ídolos ligados ao basquete paulista, como Rosa Branca e Walmir Marques. O marketing da competição ficará a cargo de João Henrique Areias, da Sportilink, que confirmou não ter encontrado dificuldades em arranjar patrocinadores para o projeto.
Na primeira edição da Supercopa, os oito participantes jogam contra si em quatro turnos, com os quatro melhores se classificando às semifinais melhor-de-cinco-jogos. Entretanto, apesar do grande número de jogos (28 ao total), os duelos serão realizados em dias fixos (sexta-feira e domingo), além da implantação do "double-game", quando as mesmas equipes se enfrentarão nos dois dias, no mesmo ginásio.
Sem disputa – Taxados de rebeldes pela CBB, os membros da ACBB querem mostrar que a Supercopa pode ser o pontapé para o crescimento do esporte. Em entrevista ao O Estado de S. Paulo, Roque alerta que a proposta é de integração com a entidade máxima do basquete nacional, que virou as costas para as idéias propostas.
“Antes do Nacional, tentamos fazer uma parceria com a CBB. Queríamos que os clubes fossem gestores e a CBB cuidasse de questões burocráticas, como registros, tabelas, árbitros. Mas a Confederação não se dispôs a negociar”, revelou o dirigente.
O time de Limeira foi o único campeão da Nossa Liga de Basquete (NLB), primeira tentativa de se criar uma liga independente da CBB no país. Entretanto, a idéia da ACBB é evitar a rota de colisão que o então presidente Oscar Schmidt criou com Gerasime Grego Bozikis, mandatário da CBB.
Justamente por isso, nos próximos anos estão previstos o convite a times de outros estados. O plano é inchar a competição para 16 participantes. Enquanto o sonho de uma competição verdadeiramente nacional não vem, a Supercopa Brasil pode se dar ao luxo de mostrar sua força à CBB nos bastidores. Através da FPB, ficou acertando o duelo entre o campeão da ‘ACBB’ e os vencedores das ligas uruguaias e argentinas, em um quadrangular.

Nenhum comentário:

OBRIGADO PELA VISITA

OBRIGADO PELA VISITA
ESPERAMOS POR VC AQUI NOVAMENTE